Prefeitos da Amesne pedem agilidade no Daer

A primeira reunião da gestão 2013/2014 reuniu, hoje, dia 3, em Santa Tereza, os prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) para abordar o tema “estradas”.

Diante do superintendente regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Silvio Roberto Pinheiro David, os gestores puderam questionar, sugerir e reivindicar melhorias.

Primeiramente, David expôs os serviços que estão sendo prestados pelo Daer e falou do plano de recuperação da sinalização, prevista para acontecer antes da chegada do inverno. “Antes do início do inverno, queremos melhorar a sinalização, pois é questão de vida ou morte para quem usa essas estradas. Sabemos que uma sinalização adequada pode salvar vidas”, afirmou o superintendente. Ele ainda aproveitou para solicitar o apoio dos prefeitos nesse tema, pois acredita que a força da união dos prefeitos pode sensibilizar a direção do Departamento e agilizar o início das restaurações.

 

Crema Serra

Sobre o Crema Serra, David informou que será feita, na próxima semana, a análise das propostas de preços. Depois disso, ele acredita que o processo demorará ainda cerca de dois meses para ser concluído.

David lembrou da situação da federalização da RSC 470, que, quando for finalizado o seu repasse aos cuidados da União, ela será excluída do Crema Serra e liberará recursos para que outra rodovia seja incluída.

Improbidade administrativa

Em um momento aberto a perguntas, a maior dúvida dos prefeitos foram os convênios realizados entre o Daer e as prefeituras, acordo em que a responsabilidade de manutenção das estradas é atribuída às prefeituras, restando ao Daer um repasse de recursos aos cofres municipais para auxiliar nessas despesas.

Diversos mandatários expuseram o risco que correm de serem apontados por improbidade administrativa ao, por conta própria, cuidarem dos trechos, por isso, pediram que os contratos para os convênios sejam feitos com maior rapidez.

Déficit de equipe

O superintendente lamentou o número reduzido de funcionários do Daer e o sucateamento das máquinas. David afirmou que não há equipe suficiente para atender as demandas da região. “Tudo o que temos é terceirizado, não temos força operacional como tínhamos no passado. Hoje, nem fiscalizar não se fiscaliza. Temos que contratar supervisoras”,declarou.

Conservação do acostamento das estradas

Outro ponto levantado foi a má conservação dos acostamentos. Então, David elencou as roçadas que já estão sendo feitas e garantiu que um terceiro grupo de servidores está sendo direcionado para ajudar nesse serviço. Ele também avisou que uma máquina fresadora ficará permanentemente na região.

O presidente da Amesne, Diogo Segabinazzi Siqueira, apoiado pelos demais prefeitos, listou três ações imediatas:

- Solicitar um contrato emergencial para recuperar e melhorar a sinalização.

- Incluir mais estradas no Crema Serra,

- Preparar um texto com a assinatura de todos os gestores para pressionar a agilização nos processos de convênios com o Daer.

Siqueira ressaltou a importância dessa reunião e reforçou o pedido de união entre os municípios. “Acho muito importante que o Daer tenha aberto esse diálogo. Poderíamos, entre os prefeitos, preparar um ofício para chegar ao governo do Estado a fim de ter maior aporte de recursos”.

Intercâmbio entre associações

Estavam presentes também o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), Nestor Tissot, e o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc), Carlos Vanderley Kercher, convidados para promover uma maior integração entre as associações.

Essa aproximação ainda tem o objetivo de organizar viagens técnicas para que experiências sejam trocadas entre os prefeitos. “Pretendemos fazer viagens técnicas para aprender e conhecer os projetos dessas cidades e tentar trazer algumas coisas para os nossos municípios”, disse Siqueira.

Cursos de gestão pública na UCS

A Universidade de Caxias do Sul lançará, neste ano, o curso superior de gestão pública e a especialização em gestão pública. O sub-reitor do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Miguel Santin, convidou os prefeitos para uma recepção, programada para o dia 20 deste mês, na qual os cursos serão apresentados detalhadamente. Ele ainda pediu o apoio dos prefeitos para a implementação de um polo tecnológico em Bento Gonçalves.

O presidente Siqueira finalizou a reunião agradecendo a presença de todos e já aproveitou para marcar o próximo encontro para o mês de junho, em Nova Roma do Sul.

Postado dia 09/05/2013