O prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Russomano Freire, foi empossado, nesta sexta-feira, 05, como presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul. O ato encerrou o 39º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, realizado em Bento Gonçalves, patrocinado por Banrisul, Corsan, Badesul, BRDE, Sicredi, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil e com apoio do Detran, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da prefeitura de Bento Gonçalves e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).
Recebendo o cargo do prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, Freire comandará a Federação durante a gestão 2019/2020. Em seu pronunciamento, o presidente recém empossado aproveitou a ocasião para parabenizar o trabalho das autoridades presentes em prol do Estado e do municipalismo gaúcho. Eduardo Freire também parabenizou Cettolin ao dizer que ele “conduziu com maestria a Famurs nesse exercício que encerra, primando por uma gestão de responsabilidade, austeridade e reforçando a credibilidade dessa valorosa instituição”, declarou.
Na ocasião os Prefeitos da AMESNE, de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, de Nova Pádua, Ronaldo Boniatti, e de Vila Flores, Vilmor Carbonera assumiram a vice-presidência da entidade.
Em sua última fala como presidente da Federação, Cettolin agradeceu a presença das autoridades, familiares e colaboradores da Famurs no ato de transmissão de cargo. Ao falar do simbolismo da reunião em defesa dos municípios, afirmou que “quando os prefeitos começam a levantar um pouco mais a voz é porque precisamos olhar para eles diferente, porque representam as suas comunidades, ele está no meio de quem pede e pra quem ele vai pedir”, afirmou.
O Prefeito de Garibaldi foi homenageado pelos Municípios da AMESNE.
Mérito Municipalista
Antes de encerrar a gestão, Cettolin homenageou personalidades que defendem o municipalismo gaúcho. Na ocasião, foram homenageados e receberam a Medalha de Mérito Municipalista o governador do RS, Eduardo Leite; o ministro da Cidadania, Osmar Terra; o secretário da Administração Penitenciária, César Luis de Araújo Faccioli; e o desembargador do Tribunal de Justiça do RS, Martin Schulze.
Informações FAMURS.