Na manhã desta quinta-feira, 30, em reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) em Bento Gonçalves, ocorreu a assinatura com o Governo do Estado do termo de edição da Portaria SES, que tem por objetivo viabilizar os repasses de recursos financeiros ao Hospital São Carlos de Farroupilha, que será referência nos atendimentos de média e alta complexidade em traumatologia e ortopedia. Com esse anúncio, 34 Municípios das regiões Vinhedos e Basalto e Uva e Vale serão beneficiados com esse aporte.
Na oportunidade, o presidente da AMESNE e prefeito de Bento Gonçalves Guilherme Pasin, a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, e o presidente da FAMURS e prefeito de Garibaldi Antônio Cettolin assinaram o referido documento que abrange todos os Municípios da macroserra. Participaram da reunião, representantes de todos os municípios, entre Prefeitos e Secretários de Saúde.
"Essa é uma questão que preocupa muito todos nós, gestores dos Municípios. Estávamos há muito tempo buscando soluções para os atendimentos de traumato e ortopedia. Temos que agradecer ao Governo do Estado, por meio da secretária Arita que não mediu esforços para que resolvêssemos esse impasse. Da mesma forma, agradecemos o Município de Farroupilha que irá receber os pacientes dos Municípios da Macroserra", ressaltou o presidente da AMESNE, e prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.
De acordo com a resolução, após o credenciamento do Hospital São Carlos junto ao Governo Federal para realização dos procedimentos, será realizado o aporte de recursos federais, Estaduais e Municipais. Serão R$ 140 mil/mês cada ente, e os Municípios co-financiam o restante, onde cidades de maior proporção de habitantes terão mais cirurgias à disposição. Isso resultará na realização de 264 cirurgias por ano, 182 eletivas e 82 urgência e emergência.
"Agradeço ao presidente Pasin, assim como todos os presidentes que passaram pela Amesne por terem semeado para que hoje pudéssemos estar colhendo. Estaremos juntos para construir da melhor forma para os Municípios. Agora, aguardamos somente o cadastro do Hospital São Carlos junto ao Ministério da Saúde", enfatizou a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann.