A segurança pública na região e no Estado foi tema da reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) da última sexta-feira, dia 21. Prefeitos e secretários dos 33 municípios que compõem a entidade e representantes de diferentes órgãos de segurança da região estiveram reunidos no auditório da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Garibaldi.
O secretário estadual de Segurança Pública, Cézar Schirmer, apresentou o Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS) no encontro. Schirmer reuniu um panorama com dados da segurança no Estado, o qual promete tornar modelo para o Brasil após o trabalho integrado das entidades. “Soluções tradicionais que não resolveram um problema antigo nos fazem repensar o modelo e ter criatividade para superar os obstáculos”, afirmou. “Se não nos somarmos no enfrentamento a essa realidade, vamos continuar perdendo”.
Segundo o secretário, a ideia é cercar eletronicamente o Rio Grande do Sul em até dois anos. Além da instalação de câmeras, ele ainda citou a necessidade de políticas educacionais, tanto para prevenção, quanto para ressocialização de apenados, padronização e comunicação entre as seguranças. “A integração entre as inteligências inibirá e reduzirá o crime”, garante.
Schirmer citou resultados do sistema já implantado em Porto Alegre, por meio da parceira entre secretarias municipal e estadual de Segurança, onde veículos roubados foram recuperados, graças ao videomonitoramento.
O presidente da Amesne e prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, reiterou a importância da parceria entre entidades. “Apoiamos o projeto e queremos que Bento Gonçalves conte uma central de monitoramento única para a região, que deve facilitar a troca de informações entre todas as entidades”, adiantou. “A região se propõe a trabalhar nesse conjunto de ações, queremos nos engajar nesse novo processo”, acrescentou.
Para 14 municípios da região, o cercamento eletrônico já é uma realidade, uma vez que câmeras de videomonitoramento estão sendo adquiridas por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha – Cisga.
O evento ainda contou com a participação de representantes da PRF, PRE, 3o BPAT, Corpo de Bombeiros, delegados de polícia, associações comerciais, industriais e empresariais, CICS Serra, Consepros, Feconsepro, CRPO Serra, vereadores e a imprensa regional.