A primeira reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) sob o comando do presidente Antonio Cettolin foi realizada na última quarta-feira, 28 de junho, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Entre os temas em pauta, ganhou destaque a destinação das cirurgias de alta complexidade em ortopedia e traumatologia.
A prefeitura de Bento Gonçalves propôs tornar-se referência para as cirurgias, por meio do Hospital Tacchini. Atualmente há filas de espera para as operações em Caxias do Sul.
Os 23 municípios que integram a associação se reunirão para tratar exclusivamente sobre o tema, para, então, encaminhar a possibilidade de credenciamento do Tacchini ao Ministério da Saúde. Viabilizados, os procedimentos passarão pelas Câmaras de Vereadores para aprovação e então convênio com a Prefeitura de Bento Gonçalves e o hospital, para a disponibilização das cirurgias, de fato.
“Estamos viabilizando a demanda para tentarmos, o quanto antes, amenizar esta problemática”, garante Cettolin. “Essas cirurgias são obrigação do Estado, mas precisamos buscar uma solução e conseguimos debater muito nesta reunião”, complementa o prefeito de Garibaldi.
Além dos prefeitos e secretários de Saúde dos municípios que fazem parte da Amesne, a reunião contou com a participação da coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, Solange Sonda, que deve levar as demandas ao Governo do Estado.
A próxima reunião da Amesne terá a segurança como tema e contará com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, no dia 21 de julho, em Garibaldi.