Antonio Cettolin assume presidência da Amesne

O prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, foi aclamado na tarde desta quinta-feira, dia 30, o novo presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). A Assembleia mensal dos prefeitos da Associação reuniu prefeitos e vices no Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold, da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Esta é a segunda vez que Cettolin assume a presidência da associação.

O presidente Gestão 2016/2017, prefeito de Vista Alegre do Prata, Ricardo Bidese, agradeceu o trabalho e a participação de todos em seu ano de gestão, de forma especial aos integrantes da diretoria, voluntários e incansáveis na luta pelas demandas regionais.

Cettolin, que também já esteve a frente da associação na gestão 2005/2006, agradeceu a confiança nele e falou sobre as demandas inicias que buscam fortalecer a entidade: lutar pela implantação de um núcleo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Serra e buscar alternativas para melhorar a segurança pública e desenvolver o turismo de forma integrada entre os municípios. “Queremos mais resultados, também entendemos que a Amesne deve se preocupar em proteger os seus prefeitos, fortalecendo-os com suporte técnico. Precisamos sair das nossas reuniões da associação fortalecidos, com informações para que possamos junto as nossas comunidades apresentar formas de melhorar a qualidade de vida da nossa população".

Ainda segundo ele, a segurança é algo que deve ser tratado de maneira conjunta. “Os municípios são próximos, interligados praticamente, e essa proximidade deve ser o diferencial na troca de informações. Com relação a UFRGS ela volta a ser pauta, pois a serra quer sim sua instalação e o espaço destinado a esta extensão universitária entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, beneficiará outras cidades também” reforçou.

Cultura em pauta
O encontro dos prefeitos contou com a participação do secretário Adjunto de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul (SEDACTEL), André Kryszczun, que apresentou as ações desenvolvidas pelo departamento, enfatizando o apoio à promoção dos destinos, a qualificação de gestores, a Lei de Incentivo à Cultura que, em 2016, contou com investimentos na ordem de R$ 35 milhões, os convênios com o Ministério da Cultura, a promoção da cultura gaúcha, o Pró-Esporte, cujos investimentos em 2016 atingiram a marca de R$ 20 milhões, entre outros assuntos.

O Secretário esteve acompanhado pelo assessor técnico da Secretaria João Tonus, que falou sobre a proposta elaborada ainda em 2016, em parceria com a Amesne, para realização do Censo das Línguas. Para este Censo, será aplicada uma pesquisa nos municípios a fim de fortalecer a luta pela preservação da diversidade linguística e cultural da região, ou seja, a fim de manter vivas as várias línguas da imigração e, em menor grau, as nativas. O trabalho será realizado neste semestre através das prefeituras, em conjunto com a Amesne.

Sobre a AMESNE
Fundada em 3 de junho de 1966, com sede em Bento Gonçalves (RS), é filiada à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

A Amesne visa a solução dos problemas comuns aos Municípios tendo por fim associar, integrar e representar judicial e extrajudicialmente os Municípios da Região, bem como atuar nas ações de interesse geral e por objetivo a valorização do Municipalismo, desenvolvendo ações tendentes a:

- Formular diretrizes no movimento Municipalista Regional, tendo por meta a descentralização político-administrativa da união e do Estado em favor dos Municípios;
- Buscar e proporcionar assessoria político-administrativa, para encaminhamento de soluções de problemas regionais e específicos de cada Município integrante;
- Representar seus membros junto a órgãos públicos e privados nas reivindicações sócio-econômicas da região;
- Conveniar com Instituições Públicas e Privadas no sentido de viabilizar estudos técnicos com elaboração de projetos comuns à região;
- Promover intercâmbio e troca de experiências entre os Municípios;
- Promover estudos, sugestões e adoções de normas sobre as legislações básicas Municipais.

A diretoria – Gestão 2017/2018 – ficou assim constituída:
Presidente: Antonio Cettolin (Garibaldi)
1º Vice-Presidente: Evandro Zibetti (Carlos Barbosa)
2º Vice-Presidente: José Carlos Breda (Cotiporã)
1º Secretário: Waldemar De Carli (Veranópolis)
2º Secretário: Guilherme Pasin (Bento Gonçalves)
Tesoureiro: Volnei Minozzo (Nova Prata)
Integrantes do Conselho Fiscal:
Cláudia Tomé (Fagundes Varela)
Valdir Fabris (Guaporé)
Lídio Scortegagna (Flores da Cunha)
Douglas Favero Pasuch (Nova Roma do Sul)
Jorge Pivotto (São Jorge)
Pedro Sotili (Nova Araçá)

Mais fotos

Postado dia 10/07/2017