O prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, foi aclamado na tarde desta quinta-feira, dia 30, o novo presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). A Assembleia mensal dos prefeitos da Associação reuniu prefeitos e vices no Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold, da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Esta é a segunda vez que Cettolin assume a presidência da associação.
O presidente Gestão 2016/2017, prefeito de Vista Alegre do Prata, Ricardo Bidese, agradeceu o trabalho e a participação de todos em seu ano de gestão, de forma especial aos integrantes da diretoria, voluntários e incansáveis na luta pelas demandas regionais.
Cettolin, que também já esteve a frente da associação na gestão 2005/2006, agradeceu a confiança nele e falou sobre as demandas inicias que buscam fortalecer a entidade: lutar pela implantação de um núcleo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Serra e buscar alternativas para melhorar a segurança pública e desenvolver o turismo de forma integrada entre os municípios. “Queremos mais resultados, também entendemos que a Amesne deve se preocupar em proteger os seus prefeitos, fortalecendo-os com suporte técnico. Precisamos sair das nossas reuniões da associação fortalecidos, com informações para que possamos junto as nossas comunidades apresentar formas de melhorar a qualidade de vida da nossa população".
Ainda segundo ele, a segurança é algo que deve ser tratado de maneira conjunta. “Os municípios são próximos, interligados praticamente, e essa proximidade deve ser o diferencial na troca de informações. Com relação a UFRGS ela volta a ser pauta, pois a serra quer sim sua instalação e o espaço destinado a esta extensão universitária entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, beneficiará outras cidades também” reforçou.
Cultura em pauta
O encontro dos prefeitos contou com a participação do secretário Adjunto de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul (SEDACTEL), André Kryszczun, que apresentou as ações desenvolvidas pelo departamento, enfatizando o apoio à promoção dos destinos, a qualificação de gestores, a Lei de Incentivo à Cultura que, em 2016, contou com investimentos na ordem de R$ 35 milhões, os convênios com o Ministério da Cultura, a promoção da cultura gaúcha, o Pró-Esporte, cujos investimentos em 2016 atingiram a marca de R$ 20 milhões, entre outros assuntos.
O Secretário esteve acompanhado pelo assessor técnico da Secretaria João Tonus, que falou sobre a proposta elaborada ainda em 2016, em parceria com a Amesne, para realização do Censo das Línguas. Para este Censo, será aplicada uma pesquisa nos municípios a fim de fortalecer a luta pela preservação da diversidade linguística e cultural da região, ou seja, a fim de manter vivas as várias línguas da imigração e, em menor grau, as nativas. O trabalho será realizado neste semestre através das prefeituras, em conjunto com a Amesne.
Sobre a AMESNE
Fundada em 3 de junho de 1966, com sede em Bento Gonçalves (RS), é filiada à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
A Amesne visa a solução dos problemas comuns aos Municípios tendo por fim associar, integrar e representar judicial e extrajudicialmente os Municípios da Região, bem como atuar nas ações de interesse geral e por objetivo a valorização do Municipalismo, desenvolvendo ações tendentes a:
- Formular diretrizes no movimento Municipalista Regional, tendo por meta a descentralização político-administrativa da união e do Estado em favor dos Municípios;
- Buscar e proporcionar assessoria político-administrativa, para encaminhamento de soluções de problemas regionais e específicos de cada Município integrante;
- Representar seus membros junto a órgãos públicos e privados nas reivindicações sócio-econômicas da região;
- Conveniar com Instituições Públicas e Privadas no sentido de viabilizar estudos técnicos com elaboração de projetos comuns à região;
- Promover intercâmbio e troca de experiências entre os Municípios;
- Promover estudos, sugestões e adoções de normas sobre as legislações básicas Municipais.
A diretoria – Gestão 2017/2018 – ficou assim constituída:
Presidente: Antonio Cettolin (Garibaldi)
1º Vice-Presidente: Evandro Zibetti (Carlos Barbosa)
2º Vice-Presidente: José Carlos Breda (Cotiporã)
1º Secretário: Waldemar De Carli (Veranópolis)
2º Secretário: Guilherme Pasin (Bento Gonçalves)
Tesoureiro: Volnei Minozzo (Nova Prata)
Integrantes do Conselho Fiscal:
Cláudia Tomé (Fagundes Varela)
Valdir Fabris (Guaporé)
Lídio Scortegagna (Flores da Cunha)
Douglas Favero Pasuch (Nova Roma do Sul)
Jorge Pivotto (São Jorge)
Pedro Sotili (Nova Araçá)