Amesne e UFGRS assinam amanhã protocolo para extensão da universidade

 A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) assina protocolo de cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nesta quinta-feira, dia 28, que tem como objetivo principal a criação de um campus da instituição na região abrangida pela entidade. O documento será firmado em cerimônia marcada para as 15 horas, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. 

 
                Segundo a UFRGS, o termo prevê a parceria para desenvolvimento social, econômico e científico da região. O prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, presidente da Amesne, afirma que, nesse momento, a principal preocupação da entidade é assegurar a instalação da universidade pública na Serra. 
 
                - Inicialmente queremos viabilizar a implantação (do campus da UFRGS) para que não haja retrocesso. Depois, passaremos para a fase de onde será instalada, cursos, entre outros detalhes. Só não podemos perdê-la – afirma De Carli. 
 
                Conforme o presidente da Amesne, a entidade pretende ser “pró-ativa” no debate para instalação da UFRGS na Serra e “não somente expectadora”. Para isso, De Carli está organizando um seminário, provavelmente no final de maio, para aprofundar a discussão entre todos os 33 municípios integrantes da Amesne. Ele ainda declarou desejar que o Corede/Serra se envolva diretamente no processo, visto o conhecimento do órgão sobre as necessidades regionais.
 
                Além do presidente da Amesne, a cerimônia de assinatura deverá contar a participação do vice-reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, e do deputado federal Assis Melo (PCdoB).
 
Postado dia 27/04/2011