Reunião com o governador terá a federalização da 470 como pauta

        O presidente da Amesne, Waldemar De Carli, se encontrará com o governador do Estado, Tarso Genro, na próxima quinta-feira, dia 14, às 15 horas, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Em pauta, a federalização da RSC 470. A reunião também contará com representantes da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICs/Serra).

 

A ideia da Amesne é, ao mesmo tempo, dar apoio ao intuito do governo estadual em devolver a rodovia à União, mas pedir que enquanto isso não se concretizar o Estado mantenha a estrada em condições de trafegabilidade. 

- Nós vamos manifestar o apoio da região à intenção de federalizar a RSC 470, ponto mais fácil já que existe a vontade expressa. Porém, queremos garantir investimentos mínimos que permitam a manutenção – afirma o presidente da Amesne, Waldemar De Carli. 
 
Na audiência com o governador, a Amesne será representada pelo presidente Waldemar De Carli, prefeito de Veranópolis, e pelo vice-presidente Cirano Cisilotto, prefeito de Garibaldi.
 
Contextualizando
 
         A rodovia foi planejada como estrada federal, ligando Navegantes (SC) a Camaquã (RS). Porém, parte dela é administrada pelo governo estadual, a partir de André da Rocha até a intersecção com a BR 290, próximo a Butiá e Arroio dos Ratos. Dali para diante ela segue apenas em planejamento. 
 
 
         Porém, a Amesne quer a transformação de todo o trecho estadual em federal na expectativa de que essa mudança resulte em melhor manutenção e investimentos. A região pede duplicações de alguns trechos, e até mesmo pavimentação de segmentos que permanecem como estrada de chão - por exemplo entre André da Rocha e Nova Prata -, construção de uma ponte entre Triunfo e São Jerônimo, entre outras obras.
 
 
foto: Luís Felipe Peracchi/Amesne
Postado dia 13/07/2011