Veranópolis sediou a terceira e última audiência pública para debater a instalação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra Gaúcha. Conforme os organizadores, pelo menos, duas mil pessoas compareceram ao evento, realizado no Salão da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na sexta-feira, dia 25.
Na reunião, a Terra da Longevidade apresentou, oficialmente, a sua candidatura para receber o futuro campus da universidade. O diretor administrativo da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Felipe Ortiz, anunciou que a instituição oferece 20 hectares da sua unidade no município para sediar as instalações da universidade federal.
O vice-reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann abordou os próximos passos a serem tomados. Segundo ele, deverá ser feita uma avaliação do processo de audiências públicas, que servirá de base para a elaboração do projeto político-pedagógico a ser registrado no Ministério da Educação. Oppermann destacou que a UFRGS não decidirá sozinha o modelo de campus a ser implantado, tampouco o local, e que deseja contar com o apoio da Amesne nesse processo.
Por fim, o vice-reitor pediu que a população sensibilize os congressistas para que aprovem a contratação de dez mil novos funcionários, entre eles professores, para as universidades federais, para que os futuros campus, como a da Serra Gaúcha, possam sair do papel. Sobre a proposta da Fepagro, Oppermann se disse “impressionado” pela possibilidade de desenvolver ensino e pesquisa no local.
O presidente da Amesne, Waldemar De Carli, se mostrou satisfeito com a série de eventos realizados sobre o tema, especialmente com as mobilizações feitas pelas comunidades.
- Estamos satisfeitos com a participação das comunidades envolvidas. A Amesne continua preocupada, em primeiro lugar, com a efetiva instalação do campus na Serra Gaúcha. Agora, com calma e serenidade, vamos ver como poderemos contribuir para a escolha do modelo e do local, respeitando os critérios e anseios da UFRGS – afirmou De Carli.
Também estiveram presentes os deputados federais Assis Melo (PCdoB) e José Luiz Stédile (PSB) e, pelo menos, uma dezena de prefeitos da Amesne, além do presidente da Associação dos Municípios do Planalto (Ampla), Solano Canevese, que abriu voto da entidade em favor da candidatura veranense.
fotos: Luís Felipe Peracchi e Davi Trintinaglia