O presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Adenir José Dallé, participará da 15ª Marcha dos Prefeitos a Brasília. Ele destaca que além dos grandes temas propostos pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a ideia também é pressionar o governo federal a quitar os “restos a pagar” de convênios assinados nos últimos três anos.
Segundo Dallé, existem diversas prefeituras da região, seguindo uma tendência nacional, que ainda não receberam todos os recursos acertados através de convênios com a União. Isso gera uma série de problemas, como obras paradas, empresas sem receber ou, até mesmo, algumas situações nas quais os cofres municipais precisaram bancar as obras com recursos próprios.
- É final de mandato e tem muita coisa a ser acertada. Temos que deixar as prefeituras em dia em dezembro – argumenta.
O presidente da Associação ainda ressalta que a nova divisão dos royalties do petróleo deve concentrar boa parte da pressão dos municípios durante a Marcha. O objetivo é que o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, defina uma data para que o projeto seja finalmente votado.
A CNM ainda propõe como temáticas: a imposição de pisos salariais, o endividamento previdenciário dos municípios e o enfrentamento ao crack. Aproximadamente cinco mil pessoas são esperadas para o evento, que contará com a presidente Dilma Rousseff na abertura. O presidente da Amesne, Adenir Dallé, participa das atividades até o encerramento na quinta-feira, dia 17.
Homenagem
Os municípios que tiveram os melhores desempenhos no Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS), divulgado pela CNM, serão homenageados durante a programação da 15ª Marcha. Entre as cidades associadas à Amesne ficaram entre as 100 primeiras as seguintes prefeituras: Vila Flores (14°), Nova Prata (40°), Coronel Pilar (55°) e Serafina Corrêa (72°). O presidente da entidade, Adenir José Dallé, parabenizou-os:
- Isso reflete a preocupação de todos nós em aperfeiçoar cada vez mais a gestão pública em todas as cidades da Serra Gaúcha – declarou.