História de Vista Alegre do Prata
Vista Alegre do Prata, no início de sua colonização era conhecido como Linha 6ª General Osório de Alfredo Chaves, hoje município de Veranópolis do qual é neto. Por volta de 1884, com a divisão dos lotes rurais pertencentes a Alfredo Chaves vieram para estas terras famílias de imigrantes italianos.
Saíram da Itália em 1892 – Província de Treviso. Após três meses de viagem, desembarcaram no Porto em São Paulo ficando l2 dias no Galpão dos Imigrantes. Saíram para Porto Alegre ( Porto dos Casais) ficando alojados no Galpão dos Imigrantes. Após 20 dias, os adultos a pé, e as crianças dentro de cestas, em cima dos burrinhos, deslocaram-se para Alfredo Chaves.
Ali chegados, hospedaram-se em casa de amigos. Logo que o encarregado da distribuição das terras, o Sr. João Resk, entregou o título provisório das terras com o respectivo número do lote e ferramentas necessárias para a lavoura, os homens, em grupos de 4 ou 5 , com o saco de alimentos nas costas, embrenharam-se nas matas, abrindo a facão uma picada onde pudessem passar, atravessando rios e matos até encontrar o número do seu lote, na Linha 6ª General Osório.
Encontrando-o, procuraram escolher um lugar onde houvesse água próxima, para construírem seus ranchos. Havia uma colaboração mútua, todos se ajudavam. Iniciaram o seu árduo trabalho, derrubando mato, cortando pinheiros para fazer as tábuas e tabuinhas (scándole) para a construção do rancho.
Após três meses, voltaram a Alfredo Chaves buscar a família. Já estabelecidos, começaram a derrubar o mato e fazer suas primeiras plantações. Plantaram logo, milho, feijão, batata, providenciaram uma boa horta. Mais tarde, plantaram trigo e fizeram um pequeno parreiral, para produzir o vinho, bebida preferida dos italianos. No primeiro ano, se alimentaram bastante da fauna, pois era abundante, na época. Após um ano de trabalho intenso, já se alimentaram dos produtos por eles produzidos.
Com o passar do tempo foram providenciando a primeira escola, igreja e um cemitério. Era um povo muito católico, unido e batalhador. Os primitivos imigrantes italianos que ocuparam estas terras foram Angelo Raffo, Antonio Bidese, Pietro Maschio, Claudio Calleffi, Miguel Dalla Costa, Tiago Caprini, Gregório Lorini, Angelo Tonus, Maria Ubertti, Angelo Treviso e outros.
Alguns anos mais tarde, após a chegada massiça dos italianos , aos poucos, foram chegando a corrente imigratória polonesa. Como pioneiros da colonização polonesa citamos Grzebielukas, Modelski, Koakoski, Petrykoski, Rapkiewcz, koprowski,, Kajawa, Kazmierki, Karpinski, Gayeski, etc. Os imigrantes poloneses instalaram-se principalmente nas linhas 6ª General Osório e, 7ª Senador Otaviano. As etnias que formam o povo de Vista Alegre do Prata são os italianos e os poloneses.
Formação administrativa
Criado como distrito da então Alfredo Chaves (Veranópolis) em 1º de junho de 1915, passou a integrar o município do Prata (Nova Prata) em 1933. Cinco anos depois, o distrito muda de nome para Augusto Severo. Em 1944, nova denominação para o local: Alexandre Gusmão, integrante de Nova Prata.
Em 1956, o distrito volta a se chamar Vista Alegre. Até que em 9 de maio de 1988 é emancipado com o nome de Vista Alegre do Prata. O município foi instalado em 1º de janeiro de 1989.
Fonte: Prefeitura de Vista Alegre do Prata e IBGE