História de Vila Flores
Colonizada predominantemente por imigrantes italianos, a Colônia de Alfredo Chaves foi um dos territórios criados pelo governo imperial para abrigar as novas populações.
Sob direção do engenheiro Júlio da Silva Oliveira – primeiro administrador chefe designado pelo Governo Imperial – que na chefia da Comissão Colonizadora iniciou a demarcação das terras e providenciou o estabelecimento dos primeiros imigrantes, auxiliado por um ajudante de ordem, quatro agrimensores, um escriturário e um colocador de imigrantes.
Por volta de 1884, surgiu a capela de Santo Antônio de Pádua, com a construção de algumas casas. A posição intermediária entre Alfredo Chaves e Capoeiras, permitiu que se tornasse um local de descanso para pouso e refeição dos carreteiros que ali passavam. Esse local com o tempo passou a denominar-se Pinheiro Seco, devido ao fato de um pinheiro resistir às labaredas provocadas pelas queimadas para o plantio do milho.
Em 1898, Alfredo Chaves (atual Veranópolis) emancipou-se de Lagoa Vermelha, composta por diversos distritos. Em 1920, a localidade de Pinheiro Seco passa denominar- se Vila Flores, em homenagem a família Fiori, uma das primeiras famílias que ali se estabeleceram, iniciando diversos negócios. Em 1955, foi elevado à categoria de distrito de Veranópolis.
Mas, as ideias emancipacionistas brotaram nos moradores. E uma Comissão de Emancipação foi constituída por Antônio Costella (presidente), Luiz Pessutto (vice-presidente), Zélia Brandalise Fiori (primeira secretária), Marilza Gallina (segunda secretária), Nelson Faganello (primeiro tesoureiro) e Levino Bristot (segundo tesoureiro). Darcilo João Canevese, Nelson Zugno e Gildo Roncatto compuseram o Conselho Fiscal.
A Consulta Plebiscitária aconteceu em 10 de abril de 1988. O “Sim” venceu com 1.052 contra 364 “não”, 6 votos brancos e 10 nulos. No dia 12 de maio de 1988 foi oficializada a criação do município de Vila Flores. Em 17de julho do mesmo ano foi realizada uma Consulta Popular para escolher prefeito e vice. A mais votada, Zélia Brandalise Fiori, passou a ser a Chefe do Executivo Municipal. O segundo colocado, Antônio Costella, tornou vice-prefeito.
Fontes: site da Prefeitura de Vila Flores e IBGE