História de São Marcos
Em 1864, Antônio Machado de Souza, tendo concebido a idéia de abrir uma estrada que ligasse Montenegro a São Francisco de Paula, subiu a encosta do planalto, realizando uma viagem perigosa encontrando freqüentes testemunhos de que os índios habitavam ainda a região.
Antônio Machado atingiu "as campinas verdes de São Francisco de Paula de Cima da Serra, lá para o rincão de São Marcos, no fundo da invernada então pertencente ao senhor Oliveira Pedroso". Assim se deu a penetração no território que, mais tarde, se chamaria São Marcos Dei Polacchi.
Em 1883, chegaram os primeiros imigrantes e, dois anos depois, organizava-se oficialmente a Comissão de Terras destinada a distribuir glebas aos recém-chegados e a orienta-los nas atividades que iriam desenvolver.
Povoado por italianos, em 1885 e a seguir por poloneses, em 1891; também existiam muitos portugueses (peões de fazenda, capatazes, ex-escravos, aventureiros e mesmo agricultores açorianos vindos de São Paulo.
Os primeiros imigrantes foram os italianos e chegaram as margens dos rios São Marcos e das Antas (localizado na Linha Riachuelo, onde fala-se o dialeto mais antigo do mundo; linha Humaitá; marechal deodoro; zambicari) por volta de 1885.
Através de Nova Trento, atual Flores da Cunha, chegaram muitos italianos, entre os quais, Bianchi Francisco, Bianchi Pietro 1.°, Bianchi Giovani, Francisco Judita, Sasso Andréa, Giradelo Luigi, Dalagni Bortolo e Chemello Giovani.
Margeando o Rio das Antas, dirigiram-se ao alto, na zona de Riachuelo, onde construíram o primeiro barracão da nova colônia, cujos escombros ainda hoje existem. Os negros também marcaram presença na formação do povo são-marquense (concentraram-se nas localidades do Juá e o Rincão dos Quilombos, este último próximo ao Rio da Mulada).
São Marcos é o mais novo município da Região da Uva e do Vinho, sendo considerado sala de visitas, já que suas terras são as primeiras a serem alcançadas pelos que vêm do norte, demandando a zona dos parreirais imensos que cobrem vales e cochilhas, oferecendo um dos mais belos espetáculos da natureza.
Emancipou-se de Caxias do Sul no dia 9 de outubro de 1963, pela Lei Estadual n 4.576.
Fonte: IBGE