História de Santa Tereza

Santa Tereza, denominação surgida com expressão de gratidão e amor do Engenheiro Chefe da Colonização, Joaquim Rodrigues Antunes, pela sua esposa Tereza.
 
A Colonização começou em 1875, por imigrantes italianos e poloneses que se instalaram as margens do Rio Taquari, na Linha José Júlio.  Em 1886, foi construída a primeira capela de madeira, benta pelo Reverendo Padre Finotti. Em 8 de julho de 1887, foi criada a paróquia de Santa Tereza e, em 12 de março de 1888, o monsenhor Sebastião Laranjeiras, nomeou o Padre Don Giosué Bardin, como primeiro Pároco de Santa Tereza.
 
Em 15 de outubro de 1916 o então prefeito de Bento Gonçalves, Marques de Carvalho Júnior decretou a criação de Distrito de Santa Tereza.  O transporte naquela época era feito por balsas pelo Rio Taquari, considerado um verdadeiro porto, uma vez que era única ligação com outros municípios e a capital do Estado.
 
A madeira para a construção das casas, o querosene, a produção rural, tudo era transportado através de balsas, principalmente, na época das cheias. A partir daí deu-se o desenvolvimento que tinha seu ponto alto no comércio de produtos agrícolas, madeiras, peles, aguardentes, etc.
 
Através de contatos, principalmente com a capital do Estado, fez-se presente a influência porto-alegrense, não só na economia, mas também, na arquitetura em alvenaria externou a sua grandiosidade. A torre da Igreja Matriz, com 45 metros de altura, uma réplica da torre de Fagaré Dela Bataglia (Treviso – Itália) construída por Massimiliano Cremonese, natural de San Biaggio Di Calalta (Cremona, nascido aos 31.01.1898) veio para o Brasil. Em dezembro de 1927 com Alexandre Brunello, e logo a seguir iniciou-se a construção da torre em 1928.
 
Devido à distância até a sede do município e as precárias condições das estradas e meios de transportes, a população se conscientizou que necessitava urgente de um hospital. Os terezinos entusiasmados na época com a idéia, colaboraram financeiramente para a construção da casa de Saúde Santa Tereza, que ficou concluída em 1926.
 
Em 1927 o Dr. Francisco Settineri, italiano que chegou ao Brasil em 1924, abriu a Casa de Saúde do Doutor Settineri, que possuía uma moderna sala de operações e dez quartos para pacientes. Além destes dois hospitais, o distrito na época possuía o Banco do Rio Grande, Banco Pelotense e Banco do Comércio.
 
Em meados de 1927, iniciou-se a construção da estrada que ligaria o distrito de Santa Tereza a Bento Gonçalves, sendo intendente do Município, João Batista Pianca. Em 1928, foi criada a primeira Escola Municipal da Sede do Distrito, deixando de existir em 1938, quando foi criada uma Escola Estadual, com a nomeação de professores estaduais, criando escolas municipais nas linhas.
 
Não se tem dados oficiais, mas sabe-se por depoimento dos mais antigos que o primeiro professor foi Félix Montanari. Junto com o desenvolvimento, surgiu à ideia cooperativista e, em 1940 um grupo de colonos liderados por Valentim Agostini e Luiz Vignatti, movimentou-se no sentido de despertar interesses para uma cooperativa com o objetivo de libertar-se do ônus de intermediários. Em 5 de abril 1941 com a colaboração dos Stringhini, conseguiram comprar o moinho de Carlos Giordani.
 
Logo após a criação, a cooperativa se notabilizou pela venda de cachaça, com a instalação de uma seção de consumo e a construção de um novo prédio para o moinho. Não tardou e a Cooperativa passou por uma série crise. Mas, graças à dedicação de muitas pessoas conseguiram superar e, aos poucos demonstrou crescimento, adquirindo a existência das casas de comércio de Cecílio Picinini e de Eduardo Stringhini. Também construíram um silo e um secador para cereais. Foi a primeira a introduzir a raça de suínos Large White, importados da Holanda e Alemanha e que se espalhou para todo o país.
 
Descontentes com as condições de infraestrutura, que causam o exôdo rural, os moradores criaram uma Comissão Emancipacionista em 1990, que obteve sucesso em 20 de março de 1992, quando o governador Alceu Collares decretou a criação do município de Santa Tereza.
 
No ano seguinte, se instalou a primeira Administração Municipal. O prefeito, eleito por consenso, foi Denis Jorge Acco, tendo como vice-prefeito João César Constantino Prezzi. A primeira Câmara de Vereadores foi composta por: Gilberto Remus (presidente), Nadir Guidini (vice-presidente), Luiz Carlos Riboldi (secretário,  Arlindo Tristacci, Carlos Andreola, Cleimar Gentilini, Paulo Ferronato, Valdecir Lava e Rudi Acco.
 
fontes: Prefeitura de Santa Tereza, IBGE e José Hinácio Finatto.