História de Nova Araçá
Nova Araçá pertencia ao município de Lagoa Vermelha sob a denominação de Núcleo Colonial de Araçá. Este nome segundo o depoimento de pessoas mais idosas e descendentes dos primeiros habitantes, foi devido à ocorrência de Araçás, frondosas árvores que cresciam a beira do arroio, hoje denominado Araçá e que servia como abrigo e ponto de encontro.
Houve uma época em que estas terras fora denominadas popularmente de Matto Del Signore, pois os moradores vizinhos não sabiam quem eram os verdadeiros donos. Em 1932, Araçá passou a pertencer ao município de Nova Prata como 4° distrito. Em 1945, passou a denominar-se Nova Araçá.
A partir de 12 de abril de 1965, foi emancipado oficialmente como município.
Habitada essencialmente por imigrantes italianos, os quais para fixarem residência, o fator predominante era ter água, uma preocupação que evidenciava-se em toda região de influencia da colonização italiana. Imigrantes estes que chegaram mantendo a fé e os costumes de seus antepassados.
O relevo de Nova Araçá é caracterizado por morros, vales e pequenas áreas planas utilizadas para a agricultura. A produção primária é a base econômica do município, destacando-se a produção de milho, pois está associado à criação de suínos, bovinos de leite e aves de corte. Nas pequenas propriedades rurais é o milho, a fruticultura e a oleicultura que predominam.
A indústria vem apresentando grande crescimento e gera empregos e desenvolvimento para a cidade, destacando-se a produção de móveis, esquadrias metálicas e fabrica de calçados. Destaca-se o Frigorífico local com grande produção e abatimento de suínos e aves.