História de Coronel Pilar
Coronel Pilar, denominação surgida com uma expressão de luta e coragem em homenagem ao Republicano Coronel chamado Fabrício Pilar. O Tiro de Guerra que existia nesta localidade e que funcionou do ano de 1920 a 1948 quando cessaram suas atividades, que era de preparar os soldados da região para possíveis guerras.
Em 1877 chegaram aqui as primeiras bravas famílias de imigrantes italianos, vindas das Províncias de Cremona, Bergamo, Milão, Vicenza e Trento que chegaram aqui, em São Lourenço de Villas Boas, também conhecido por “Sessanta”, devido a sua localização no lote nº 60 da Linha Figueira de Mello, Ala Sul.
As primeiras famílias que aqui chegaram foram: Francesco Baruffi, Ângelo Magnani, Carlo Battista Bellini, Alessandro Benini, Steffano Bellini, Giuseppe Ricardi, Menochio Torriani, Andréa Brignoni, Pietro Grazioli, Francesco Bonissoni, Giuseppe Gnatta, Francesco Ferla, Francesco Pisoni, Giuseppe Galvagni, Bartolomeu Amaddori, Ângelo Zanatta, Jacob Bandera, Giovanni Ferri, e Giovanni Rottoli. Em 1925, ainda estava vivo, com a idade de 86 anos, o Senhor Francesco Baruffi, pai de 17 filhos, que havia fabricado o altar, o pavimento e as janelas da primeira igreja de madeira construída pelos imigrantes, sendo que o mesmo havia sido condecorado militarmente pelo governo italiano por haver participado da “patrie battaaglie” da Unificação Italiana.
Em 1910, São Lourenço de Villas Boas, passa a denominar-se Floriano Peixoto em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto, Presidente Republicano do Brasil. Em 1938, o Prefeito Vicente Dal Bó, usando das atribuições que lhe conferia a Lei Orgânica, eleva a categoria de cidade a vila de Garibaldi e as sedes dos distritos a categoria de vila. Somente em 29 de dezembro de 1944, finalmente adota o nome de Coronel Pilar, pelo Decreto Lei nº 720.
Coronel Pilar era o 3º distrito do município de Garibaldi, situado na Encosta Superior do Nordeste, estendendo-se por uma área de formação montanhosa recortada por vales profundos e fortes declives. O clima é de transição e as chuvas são regulares por todo o ano. Com a altitude de 520 metros do nível do mar, a temperatura oscila entre 33º a zero graus celsius, com formação de geadas e precipitação de neves no inverno.
fonte: site da Prefeitura de Coronel Pilar