História de Boa Vista do Sul
Pertencente parte a Garibaldi e parte a Barão, o distrito de Boa Vista 27, sonhou por vários anos com sua emancipação. Um grupo de líderes locais abraçou a causa, que finalmente viria a se tornar realidade em 22 de outubro de 1995. Portanto, nesta data Boa Vista do Sul festeja seu aniversário de Emancipação Política. Tendo por berço um local verdejante, cujas belezas naturais são admiradas pelos visitantes, conservou o nome “Boa Vista”, acrescentando “do Sul”, exatamente pela consciência que oferece paisagens que fazem transcender a matéria.
Boa Vista era o nome de uma área compreendida por uma série de lotes de 01 ate 80. Acerca do lote nº27, surgiu um povoado, que passou a chamar-se 27 da Boa Vista. Os imigrantes começarama chegar na área de Boa Vista, junto ao lote nº 27, no final do século passado, tendo se dedicado basicamente às atividades agrícolas. Já na primeira década deste século (1905), existia na Localidade uma pousada, uma funilaria, uma casa de comércio e uma fábrica de queijos. E também desta época a construção de uma barragem no Arroio Boa Vista e instalação de um gerador para o fornecimento de energia elétrica ao povoado. Após a emancipação passou a chamar-se Boa Vista do Sul.
Data de fundação
Em 1960, através de Lei Municipal nº617, de 04 de fevereiro, a localidade passou à categoria de Via, sediando o 5º distrito do Município de Garibaldi, denominado Vinte e Sete da Boa Vista.
Data de Emancipação-dados oficiais
28 de dezembro de 1995, pela Lei nº10.632 com o nome de Vinte e Sete da Boa Vista alterado para Boa Vista do Sul pela Lei nº10.732, de 26 de março de 1996.
Breve relato histórico
Os primeiros moradores que chegaram ao local, foram as famílias dos Srs. Pedro Nicolao, Luis Batistellie Baptista Loss, há mais de cem anos. Dedicavam-se ao trabalho na lavoura, desenvolvendo a vitivinicultura tão somente para o consumo próprio. Seguindo a tradição dos imigrantes italianos, uma das primeiras realizações de que se tem noticia foi aconstrução de um moinho de pedra, que continuou em funcionamento até a década de 70, pertencente a José Nicolao, filho de Pedro Nicolao. [...]
fonte: IBGE e site da Prefeitura de Boa Vista do Sul